Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011


Nokia define N9 como o celular com a câmera mais veloz

Fabricante finlandesa se coloca em primeiro lugar no ranking de velocidade de captura.
(Fonte da imagem: Nokia)
Para a Nokia, a velocidade com que um smartphone faz a captura de uma imagem é essencial. Segundo dados do fabricante, o modelo N9 é, atualmente, a câmera com a melhor resposta do mercado. Após o comando do usuário, o smartphone levaria exatos 2,6 segundos para fazer o registro. Isso coloca a marca no topo do ranking, ficando à frente da Apple, Samsung e, inclusive, de modelos de câmeras compactas, como a Canon S95.
 (Fonte da imagem: Nokia)
Perante a concorrência, estes números ganham destaque: o iPhone leva cerca de três segundos para capturar uma imagem, enquanto o Galaxy II da Samsung passa dos quatro segundos entre o acionamento do aplicativo e o primeiro clique. Com isso, a Nokia pretende chamar a atenção para seu equipamento, que conta também com lentes Carl Zeiss, flash de LED, autofoco continuo, qualidade de 8 MP (3248 x 2448 pixels), além de captura de vídeos a 30 fps.
Além disso, o N9 traz sua tela AMOLED resistente a arranhões, câmera frontal para chamadas de vídeo, Bluetooth, Wi-Fi e tecnologia NFC. O smartphone foi apresentado pela Nokia esta semana, porém, ainda não há previsão de chegada do produto ao Brasil.

Nokia N9 aposta no controle simples de gestos para substituir botões

Modelo foi oficializado e deve ser lançado ainda este ano.
A Nokia anunciou o N9, “feito para pessoas que apreciam uma impressionante mistura entre design e as mais recentes tecnologias para smartphones”, como ressalta o comunicado oficial. O aparelho é caracterizado pelo design ao mesmo tempo simplista e moderno em uma única peça de policarbonato ligeiramente curvado.
O novo Nokia tem três focos principais: o uso de aplicativos, redes sociais e a alternância simplificada entre diferentes atividades. Para isso, a aposta é o Swipe, recurso com o qual basta arrastar a tela com o dedo para alternar entre essas três áreas.
“Com o Nokia N9, queríamos desenvolver uma melhor maneira de usar um celular. Para isso, inovamos no design de hardware e software juntos. Reinventamos a tecla ‘Home’ com um simples gesto na tela”, afirmou Marko Ahtisaari, líder de Desenvolvimento da Nokia.
Fonte da Imagem: divulgação/Nokia

Principais caraterísticas

  • Corpo composto de peça única em policarbonato;
  • Tela AMOLED de 3.9’’ com resolução de 854x480 e resistente a riscos;
  • Sistema MeeGo;
  • Navegador baseado no WebKit2 com suporte para HTML5;
  • Processador ARM Cortex OMAP3630 de 1 GHz;
  • GPU PowerVR SGX530;
  • Câmera de 8 MP com qualidade HD;
  • Tecnologias Dolby Digital Plus e Dolby Headphone;
  • GPS nativo e gratuito;
  • Tecnologia NFC.
A tela é do tipo AMOLED de 3.9’’ com resolução de 854x480 e resistente a riscos. Ele não tem teclado físico e há botões apenas para volume e fotos. O sistema é o MeeGo 1.2 Harmattan e o navegador é baseado no WebKit 2 com vasto suporte para HTML5. O processador é OMAP3630 de 1 GHz e a memória RAM é de 1 GB, enquanto uma PowerVR SGX530 se encarrega do processamento gráfico.
A câmera é de 8 MP, com qualidade HD para captura de vídeo e grande abertura da lente para conseguir boas fotos, mesmo em condições de luz baixa. É, segundo a Nokia, “um dos melhores celulares com câmera já produzidos”.
Fonte da Imagem: divulgação/Nokia
O N9 é o primeiro smartphone do mundo com Dolby Digital Plus e tecnologia de processamento Dolby Headphone para áudio com experiência surround em qualquer tipo de fone.
O N9 também tem mapas com navegação curva orientada por voz. O aplicativo é gratuito e nativo. De acordo com a Nokia, o policarbonato possibilita melhor recepção, maior qualidade de voz e menos ligações perdidas.
O novo Nokia conta com Near Field Communication (NFC) que possibilita o compartilhamento de imagens e vídeos apenas aproximando dois aparelhos. É possível também utilizar os falantes sem fio Nokia Play 360° via Bluetooth.
Fonte da Imagem: divulgação/Nokia
A duração da bateria varia em média de 7 a 11 horas de ligações. Considerando apenas a reprodução de músicas, pode chegar a 50 horas, enquanto que a reprodução de vídeos é possível por pouco mais de 4 horas.
O N9 terá três cores: preto, ciano e magenta. As opções de armazenamento são de 16 GB e 64 GB. Segundo o anúncio da Nokia, a previsão é de que ele chegue às lojas ainda este ano, mas sem detalhes sobre preços e países onde será possível adquiri-lo.
Galeria de Imagens


Canon considera a produção de câmeras mirrorless

Segundo o executivo Masaya Maeda, companhia prepara o lançamento de um novo produto compacto para 2012.


(Fonte da imagem: Canon)
Em entrevista concedida à Reuters na última terça-feira (5 de julho), o chefe da divisão de câmeras da Canon, Masaya Maeda, afirmou que a companhia está interessada em entrar no mercado de dispositivos compactos mirrorless. Embora não dê detalhes sobre a novidade, o executivo afirma que a empresa deve lançar um “produto interessante” em 2012.
Caso a novidade se confirme como um dispositivo mirrorless, a competição entre a Canon e seus rivais deve esquentar. Atualmente, empresas como a Sony dominam as preferências de consumidores que procuram câmeras compactas um pouco mais avançadas, que incluem a opção de alternar entre diversas lentes.
Maeda afirma que a companhia ainda está estudando os aspectos técnicos dos aparelhos mirrorless antes de entrar nesse mercado. O executivo também afirma que a novidade terá dimensões pequenas, embora não fique claro se o produto irá se tratar de uma câmera com lentes intercambiáveis ou de um modelo compacto com uma nova tecnologia de captação de imagens.

Aumento na capacidade de produção

Outra novidade anunciada por Maeda é o fato de que a Canon retomou os níveis de produção anteriores ao terremoto que atingiu o Japão no dia 11 de março. O executivo anunciou que a empresa pretende ampliar o número de equipamentos fabricados em Taiwan. Ao todo, a companhia espera produzir anualmente 10 milhões de câmeras – em 2011, cerca de 7 milhões de unidades devem sair das linhas de montagem.
Devido aos desastres enfrentados pelo Japão, a Canon foi forçada a interromper parte de sua linha de produção entre abril e junho deste ano. Com isso, a companhia teve que diminuir suas margens de vendas esperadas de 30 para 27 milhões de unidades. Com a retomada de crescimento, Maeda espera que o patamar original seja alcançado, porém, o executivo afirma que, hoje, a empresa ainda não está pronta para fazer previsões muito concretas.

iPhone 6 pode ter recarga por indução

Começam os primeiros rumores sobre o aparelho, que pode ser lançado já em 2012.
(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
O Wall Street Journal publicou em sua edição desta segunda-feira (5) uma série de informações sobre o iPhone 5, próximo modelo de celular da Apple, que seria mais fino, leve e complicado. Agora, segundo as fontes do site, que teriam obtido informações da própria empresa, o iPhone 6 já estaria em desenvolvimento para ser lançado em 2012 – o que faz com que surjam também os primeiros rumores.
A principal informação que teria sido vazada é sobre um possível novo sistema de recarga da bateria. Nada foi confirmado oficialmente, mas as suspeitas recaem sobre o processo porindução, em algo muito similar ao que é utilizado pela HP na tecnologia Touchstone. Nela, o gadget é carregado por uma base sem fio.
Desse modo, segundo as fontes, enquanto o celular que chega este ano é apenas uma grande atualização do telefone atual, o sexto modelo seria bem mais revolucionário. Pronunciamentos oficiais da Apple, entretanto, ainda devem demorar, já que novidades sobre o próprio iPhone 5 ainda são escassas.

Tenha agora mesmo o novo YouTube

Interface Cosmic Panda está em fase de testes e já pode ser acessada por todos os usuários do site.
(Fonte da imagem: YouTube)
A Google disponibilizou nesta sexta-feira (8 de julho) uma reformulação total do visual do YouTube, que traz mais destaque para os vídeos, separando-os dos comentários. A novidade, batizada como Cosmic Panda, já está acessível para todos os usuários do site, porém, deve ser acionada manualmente antes de começar a funcionar.

Tenha agora mesmo

Aqueles que desejam começar a usar imediatamente a novidade devem acessar o site próprio do Cosmic Panda. Em seguida, basta localizar o campo “Try it out!” (Teste agora, em uma tradução livre) e clicar sobre ele para que as mudanças sejam aplicadas automaticamente. Para reverter as mudanças, basta acessar novamente o site e selecionar a opção de voltar ao visual antigo.
(Fonte da imagem: YouTube)
No Cosmic Panda, a exibição dos vídeos ganha destaque e o player é movido para a parte superior da tela, acompanhado por um plano de fundo totalmente preto. As sugestões de vídeos relacionados também sofreram modificações, passando a figurar junto aos comentários publicados pelos usuários. Mudanças substanciais também são aplicadas aos diferentes canais do site e às listas de reprodução, que passam a dar mais destaque aos conteúdos enviados.

Diversas mudanças

Confira abaixo a lista das novidades proporcionadas pelo Cosmic Panda:
  • Conteúdos destacados: o player do YouTube ganha destaque na parte superior da tela, com direito a um fundo preto que evita distrações por parte do usuário;
  • Canais reformulados: vídeos aparecem na forma de uma linha do tempo, com imagens destacadas e melhor visualização das descrições de conteúdo;
  • Mudança fácil entre vídeos: setas surgem nas laterais dos vídeos, para alternar entre produções rapidamente;
  • Vídeos relacionados reorganizados: os conteúdos relacionados agora são exibidos logo abaixo do player do YouTube, em vez de ocupar a lateral direita da tela;
  • Sugestões mais completas: ao clicar no campo de vídeos sugeridos, surge uma aba dedicada inteiramente à essa função, com imagens destacadas e descrições mais fáceis de ler.

Fase de testes

A Google não anunciou uma data para que o novo visual se torne o padrão no site de vídeos, nem informou se a interface atual continuará acessível após a novidade sair do período de testes. Antes de tomar qualquer decisão, a empresa vai analisar as respostas dos usuários ao novo visual, que podem ser registradas através da opção “Feedback”, na página oficial do Cosmic Panda.
Galeria de Imagens