Quando foi a primeira vez que usamos um computador para realizar um cálculo matemático?
Teorema das Quatro Cores demorou mais de 100 anos para ser resolvido. Resultado só chegou quando estudiosos usaram uma máquina para computar a informação.
Foi-se o tempo em que usávamos papel e caneta para resolver problemas matemáticos. Apesar de a escola nos ensinar todas as funções e fórmulas importantes, a vida cotidiana exige a praticidade da calculadora. Contudo, há aquelas expressões em que é preciso uma máquina muito mais potente para que cheguemos ao resultado.
Pode parecer besteira, mas foi somente em 1976 que pesquisadores usaram um computador para completar uma operação matemática. O chamado Teorema das Quatro Cores foi o primeiro grande desafio numérico em que as pessoas tiveram de apelar a uma máquina.
O problema foi proposto em 1852 e afirmava que qualquer mapa poderia ser organizado usando somente quatro cores, bastando desenvolver combinações que criassem tons completamente diferentes. No entanto, a ideia ficou no ar por 124 anos, já que ninguém conseguia comprovar a veracidade da informação.
Procurando pôr um fim na dúvida secular e considerando que o cérebro humano era incapaz de processar tantos dados, estudiosos utilizaram um computador pela primeira vez para comprovar a hipótese.
Retrovisor multimídia garante diversão e muitos acidentes
Aparelho traz jogos e outros apps touchscreen que podem ser muito perigosos para os motoristas mais distraídos.
Uma coisa é certa: a cada dia nós queremos mais aparelhos com telas sensíveis ao toque. Mas quando isso acaba atrapalhando nossa vida e colocando outras pessoas em risco, precisamos repensar a real demanda pela tecnologia. É o que reflete quem vê o Bluetooth Rearview Mirror Kit pela primeira vez.
O aparelho tem uma proposta interessante: permitir que os motoristas possam ter uma melhor visão traseira do trânsito. O problema é que há muitos recursos multimídia no equipamento, incluindo reprodução de filmes, navegação GPS e jogos touchscreen. É fato que a grande maioria das pessoas não vai utilizar o sistema enquanto dirige, mas sempre há aqueles que se esquecem da segurança.
Há ainda entrada para cartão SD (para gravação de vídeos) e um fone de ouvido sem fio. Quem quiser comprar o Bluetooth Rearview Mirror Kit vai precisar desembolsar cerca de 200 dólares. Só esperamos que ninguém resolva utilizar o sistema enquanto dirige.
Supercomputador que prevê o futuro custa 900 milhões de euros à União Europeia
Modelo deverá ser capaz de prever o futuro e traçar tendências nas mais diversas áreas.
Prever o futuro pode ser uma realidade mais próxima do que imaginávamos. A União Europeia irá financiar um projeto de 900 milhões de euros para construir o maior supercomputador do mundo (e embora haja semelhança, não estamos falando do Pensador Profundo do filme O Guia do Mochileiro das Galáxias).
O Simulador de Vida na Terra tem como objetivo simular tudo no planeta, usando tweets, estatísticas governamentais e tudo mais que possa indicar as tendências para o futuro. Dessa forma seria possível mapear desde ações climáticas até quando será a próxima crise econômica mundial.
O homem por trás da ideia, professor Dirk Helbing, classifica o supercomputador como o “sistema nervoso do planeta”. Para ele, muitos dos problemas que temos hoje são relacionados ao comportamento humano, incluindo estabilidades sociais e econômicas. Com o computador, seria capaz até mesmo de prevermos como uma grande pandemia de gripe atacaria a humanidade.