Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pesquisa revela que é tarde demais para o Windows ganhar espaço entre tablets

Um relatório divulgado pela empresa de pesquisas Forrester Research aponta que pode ser tarde demais para a Microsoft entrar no mercado de tablets. Segundo dados do instituto, em 2010 cerca de 46% dos pesquisados aguardavam ansiosos pelo primeiro tablet rodando um SO da Microsoft.
Porém, apenas um ano depois, o número de consumidores que aguardam por um tablet com o SO da marca é de apenas 25%. Enquanto o primeiro portátil com o SO da Microsoft só deve pintar nas lojas no ano que vem, Apple, Samsung e até mesmo a Amazon já vão estar em sua terceira versão.



Cientistas recriam violino Stradivarius com imagens de raios X

A pesquisa engloba um estudo do instrumento, a criação de réplicas e a luta contra as cópias falsas.
 
O resultado das tomografias criou um modelo perfeito em 3D. (Fonte da imagem: Daily Mail)
Um estudo da Sociedade de Radiologia da América do Norte vai tentar desvendar o porquê da fascinação pelos modelos de violino Stradivarius a partir de tomografias utilizando raios X. A equipe “fotografou” a peça cerca de mil vezes para obter cada detalhe do instrumento sem causar nenhum dano ou desmontar o objeto.
O resultado foi a criação de um modelo em 3D (e posteriormente em madeira) que é uma réplica perfeita dos originais. Fora estudar o método da fabricação e o funcionamento do modelo, será possível utilizar o protótipo digital como base para reconhecer cópias falsas do instrumento. Além disso, segundo o Daily Mail, músicos que sempre quiseram tocar um Stradivarius e nunca tiveram a chance poderão estudá-lo na prática a partir de cópias baratas.
Os cientistas criaram réplicas em madeira do famoso violino. (Fonte da imagem: Daily Mail)
Atualmente, apenas 650 modelos de violinos Stradivarius existem no mundo, seja em museus ou vendidos por uma fortuna em leilões. A marca é respeitada na indústria musical, já que seus instrumentos mantêm uma boa qualidade de som desde a fabricação, que ocorreu nos meados de 1700.

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário